Fiz inscrição no Encceja, posso fazer o Enem também?

Existem provas gerenciadas pelo INEP que visam além do teste de conhecimento dos candidatos. O Enem e o Encceja são dois bons exemplos. Os exames possuem objetivos diferentes, mas são duas portas de oportunidades para os jovens brasileiros. Já que possibilitam o início da graduação e a conclusão do Ensino Médio, respectivamente. No entanto, um não anula o outro.

Sobre o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) avalia a competência de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e ensino médio no ciclo comum.

A prova dá uma segunda oportunidade para esse público, sendo que se conquistar pontuação satisfatória poderá emitir o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Para conseguir o diploma do ensino fundamental o candidato precisa ter no mínimo 15 anos. E para o diploma declarando a conclusão do ensino médio, a exigência é idade mínima de 18 anos.

Os conteúdos aplicados na prova são referentes as disciplinas que fazem parte da grade desses ciclos. Como: língua portuguesa, matemática, história e geografia e ciências naturais. É possível buscar na internet e em escolas as apostilas de estudo para Encceja, e se preparar para a realização da prova.

A prova é totalmente gratuita. E as inscrições acontecem via internet.

Conheça o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também é ministrado pelo INEP. A prova é aplicada uma vez ao ano, e disputada por milhares de jovens.

A missão do Enem é mensurar a capacidade intelectual dos candidatos por meio das notas obtidas. Com a pontuação, os jovens estudantes podem se inscrever em diversos programas do governo que visam a inserção em universidades públicas e privadas.

O público que realiza o vestibular é principalmente jovens que estão no último ano do ensino médio. Mas esta não é um regra, aqueles que já concluíram o ciclo também podem realizar a prova para disputar uma vaga no ensino superior.

E os estudantes do 1 e 2° ano do ensino médio podem realizar o exame como teste de conhecimentos. São 2 provas com 4 conteúdos e uma redação. As inscrições acontecem via internet e são pagas.

Quem fez o Encceja pode prestar o Enem?

Quem realizou o Encceja e conquistou a conclusão do ensino médio pode e é estimulado pelo INEP a prestar o Enem.

A prova do Encceja acontece em agosto, mas as inscrições são em Abril. Enquanto isso, o Enem é realizado em novembro e as inscrições têm início e término em Maio. Fique atento as datas para a realização do cadastro nas duas provas.

No momento da inscrição no Enem, o candidato ainda não terá feito a prova do Encceja. O recomendado é assinalar em escolaridade alternativas que indiquem a conclusão do ensino médio para aquele ano.

O candidato deve se preparar para as provas, em cursinhos e realizando simulados para teste.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *