FIES ou Pravaler: Veja qual a melhor opção para você

Começar o seu curso superior não é mais tão difícil, isto porque existem iniciativas que podem auxiliar você a conquistar o seu diploma. No caso de quem vai optar pelo financiamento estudantil, há duas opções:  o FIES e o Pravaler.

Mas afinal, qual a melhor opção para você? Para entender melhor como os programas funcionam e decidir por qual você vai optar, leia o texto a seguir.

O que é o FIES?

O FIES é a sigla para o Fundo de Financiamento Estudantil. Este programa foi criado há alguns anos pelo Governo Federal e pelo Ministério da Educação (MEC) para financiar a graduação dos jovens e adultos de baixa renda. O FIES já auxiliou muitas pessoas a conquistaram seu diploma em um curso superior na modalidade presencial.

 O que é o Pravaler?

O Pravaler é um programa de crédito estudantil que financia parcialmente ou integralmente as mensalidades para o seu curso superior. O programa é um financiamento privado e já beneficiou mais de cem mil jovens, ajudando na conquista do diploma com a sua inciativa em instituições particulares.

Quais as principais diferenças entre os programas?

Apesar de parecer que estes financiamentos são iguais, existem muitas diferenças entre eles. Para escolher qual a melhor opção para você, entenda melhor o funcionamento de ambos. Veja a seguir:

Inscrição

inscrição do FIES é realizada através do SisFies. Apenas os estudantes de baixa renda podem solicitar e é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio para isto. Depois da inscrição, o estudante deve aguardar a avaliação do pedido, para então assinar o contrato e ir até o banco para fechar o financiamento.

A inscrição do Pravaler também é através da plataforma digital. Os valores e termos ficam disponíveis no site, e todos os dados informados são de responsabilidade do aluno. Você pode fazer a simulação do financiamento antes de contratar.

Regras de permanência

Além das regras do Fies para a inscrição do aluno, existem as regras para a permanência no programa. É preciso cumprir com pagamentos trimestrais, realizar o aditamento e ter uma grande porcentagem de aproveitamento do curso.

Para o Pravaler, é fundamental que o aluno mantenha seus dados no site sempre atualizados e cumpra com o financiamento que foi combinado, seja parcial ou integral.

Melhor opção

Como mencionado, o FIES é administrado pelo poder público: o Governo Federal junto ao Ministério da Educação. Enquanto isso, o Pravaler parte de iniciativa privada, pelo IDEAL INVEST S.A.

Ambos os programas são boas opções para você realizar o seu curso de nível superior, mas é preciso simular o financiamento de ambos para saber qual se encaixa melhor no seu bolso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *