Como conseguir uma bolsa de estudo em uma universidade privada?

Bancar os custos de uma universidade privada não é nada fácil pois as mensalidades podem pesar no seu orçamento ou da sua família. E a crise que se instalou no Brasil afeta diretamente quem deseja realizar um curso no ensino superior.

Mas você não precisa desistir de ter uma graduação no seu currículo. Hoje em dia, no mercado educacional, é possível encontrar diversas maneiras de ajudar o aluno a fazer um curso de ensino superior em faculdades privadas. Pensando nisso, nós selecionamos algumas maneiras de garantir bolsas de estudos em universidades privadas. Confira:

Prouni

O Governo Federal disponibiliza, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), bolsas de estudo parciais e integrais em universidades privadas de todo o País para estudantes que comprovam ter baixa renda

Para participar do Programa, o estudante deve verificar quais cursos e instituições pode conseguir ingressar com base na nota de corte do PROUNI dos anos anteriores. Nesse Programa é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior, ter tirado uma nota maior que 450 nas provas e não ter zerado a redação.

Programas Estaduais e municipais

Alguns estados e municípios do país oferecem bolsas de estudo aos que desejam estudar em instituições particulares. O Procred (Programa de Crédito Educativo), por exemplo, é um programa do Rio Grande do Sul.

Já no Estado de São Paulo, existe o Bolsa Universidade. Para saber mais detalhes sobre esses programas ou para saber se seu estudo disponibiliza algum benefício estudantil, procure a Secretaria de Educação do seu estado e saiba se ele possui algum projeto parecido.

Bolsas de Universidades

Algumas universidades disponibilizam bolsas de atividades esportivas para alunos que sejam atletas pela faculdade e participe dos campeonatos universitários. Para isso é sempre exigido um bom desempenho acadêmico.

Geralmente as bolsas esportivas podem chegar até 100% de descontos na mensalidade e não necessariamente é preciso ter alguma experiência como atleta. No entanto tudo depende da instituição e do desempenho do aluno nos esportes.

Outra opção são as bolsas de Iniciação Científica, ou seja, bolsas para estudantes que desenvolvem projetos como pontapé inicial para as áreas de pesquisa acadêmica. Normalmente o estudante escolhe um objeto de estudo e em seguida desenvolve um projeto de pesquisa com orientações de um professor.

Além de conseguir excelentes bolsas de estudos, com um projeto de iniciação científica também é possível ter mais facilidade de ingressar em um mestrado ou doutorado, além de também se encaixar mais facilmente no mercado de trabalho.

Programas de iniciativa privada

Algumas empresas de educação também disponibilizam bolsas em Universidades privadas, como o Quero Bolsa, um site especializado na oferta de bolsas de estudos. Esse Programa disponibiliza descontos de até 75% no valor de mensalidades de instituições particulares e não é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) além de também não precisar comprovar renda.

Outro Programa bastante conhecido é o Educa Mais Brasil que disponibiliza descontos de até 70% para cursos de graduação em mais de 18 mil instituições espalhadas por todo País. Para participar é preciso fazer um cadastro no site oficial do Programa, onde você também pode consultar as instituições e cursos, o estado e a cidade de seu interesse.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *