8 melhores universidade para curso medicina

Se você esta pensando em estudar para medicina é bom se preparar, pois o curso é o mais concorrido do Brasil, mas ainda assim é o mais procurado nas universidades do mundo inteiro por dois motivos. Um deles é por ser considerada uma carreira “nobre” e o outro motivo é o financeiro, pois os salários de médicos estão entre os melhores do mercado.

Nos primeiros anos do curso, o aluno aprende as teorias da área, como Anatomia, Bioquímica e Imunologia. Nos anos seguintes, as matérias dão ênfase no estudo de doenças como Imunologia, Patologia e Fisiopatologia.

No entanto, além de aulas teóricas, o curso de Medicina possui uma carga horária de aulas práticas bastante intensa, já que o aluno dá plantões em hospitais, onde se especializam no atendimento de pacientes.

O curso de Medicina é disponibilizado como bacharelado e tem duração de 6 anos, mas os 2 anos finais são destinados a residência médica, além de exigir dedicação integral (manhã e tarde). Por esses motivos, o aluno deve estar bem preparado para ser um profissional da área de saúde e para isso a universidade precisa ser uma ótima escola.

Para escolher a faculdade certa é preciso que a reputação acadêmica da instituição seja considerada. Um levantamento realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) revelou as melhores faculdades de medicina em 2018.

Melhores Universidades de medicina

Pelo quarto ano consecutivo a Universidade de São Paulo (USP) ficou e primeiro lugar na lista além de também ser a 1ª colocada no ranking da América Latina. Na comparação global, o curso de medicina da USP foi classificado entre o 51º e o 100º lugares.

Em segundo lugar na lista brasileira do curso de medicina ficou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já no ranking mundial a Unicamp foi classificada entre o 201º e o 250º lugar.

Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou, na lista brasileira, em terceiro lugar, e no ranking mundial foi classificada entre 201º e o250º lugar. Em quarto lugar no Brasil ficou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no mundo, conquistou o lugar entre 251º e o 300º.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conquistou o quinto lugar no ranking brasileiro, e no mundial ficou entre o 251º e o 300º lugar. Já a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi classificada como a sexta melhor instituição brasileira no curso de medicina. No mundial a UFRGS ficou entre o 251º e o 300º lugar.

Em sétimo lugar na lista brasileira ficou a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e no ranking mundial conquistou o lugar entre o 301º e o 350º. Já a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) se classificou no ranking do Brasil no oitavo lugar. Na lista mundial ficou entre o 401º e o 450º lugar.

Vale ressaltar que a melhor instituição do planeta no curso de medicina ficou, como sempre a norte-americana Harvard, seguida pelas universidades de Oxford e Cambridge, ambas do Reino Unido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *